ME DEU NA TELHA

Vi, vivi, curti? Tá aqui!

O "Me Deu Na Telha" é um blog informativo. Aqui vou falar sobre tudo que me cerca e me chama atenção de forma positiva, darei algumas dicas baseadas no meu gosto pessoal e quero muito trocar com você! Por isso peço que me mande sempre sugestões e feedbacks para que nosso espaço fique cada dia mais completo! Sinta-se em casa!

 
 
 
 
 
Buscar
  • Ciça Barbi

Tenho intolerância (e não é "frescura"): o que comer no happy hour?

Você descobre que tem uma restrição alimentar beeemmmmm séria. Uma intolerância severa à lactose. Que interfere, inclusive, nas suas crises convulsivas. E de repente vira quase um problema social. Afinal... Mora em Belo Horizonte e, ao menos em MG, (quase) todos cozinham com manteiga e finalizam os pratos e petiscos com queijo.


"Mas Cecília! Sempre tem um salaminho para petiscar... Ou um amendoim daqueles com casquinha verde...". Sim. Mas você, que não tem restrição alimentar nenhuma detectada... Já parou pra olhar a lista de ingredientes desses alimentos? "Salaminho é carne e gordura, sua louca!". Bom... Pelo menos de acordo com a lista que tem na maioria deles... Não é só isso que tem naquela deliciosa rodelinha que sempre amei comer com um limãozinho espremido! SIM! A maioria deles tem, em sua composição, LEITE EM PÓ! O mesmo vale pros deliciosos amendoins vendidos por aí. Por isso, família e amigos, não estou sendo chata se não como quase aperitivo nenhum sem olhar a embalagem. Estou, simplesmente, protegendo minha saúde!



Foto: Google


"Ah, deixa de ser radical, vai! Só um dia... Toma o comprimidinho com a enzima e tá tudo certo!". Eu até tomaria... Se minhas consequências fossem apenas gastrointestinais e não afetassem meu sistema nervoso! A lactase que salva boa parte dos intolerantes... Infelizmente não atua no cérebro! Então, para mim, ela é ineficaz. Muita gente (dentro da família mesmo) acha que isso é loucura minha, que é fanatismo - em outra oportunidade vou contar sobre as mudanças que fiz na minha vida, não apenas alimentar, que melhoraram em muito minha saúde, meu bem-estar e ainda culminaram em um emagrecimento de aproximadamente 30kg - e que não tem nada de intolerância. Minha mãe era uma dessas pessoas. Até ver, no dia que eu comi um bolo de laranja que a atendente do café jurava de pé junto que não tinha leite (a maioria das pessoas se esquecem que manteiga é leite, pelo visto ela também não lembrou)... e fiquei 3 dias passando muito, muito mal!


Por isso... Se você, assim como eu, não pode comer alguma coisa, fica a dica: tenha sempre um petisquinho por perto. E, para diminuir as chances dos restaurantes, cafés e lanchonetes errarem, procure aqueles lugares (no caso de intolerância à lactose, ok?!) que tenham opções veganas no cardápio! Afinal... Até um carpaccio é finalizado, geralmente, com queijo ralado... E a chance de não darem importância para o seu pedido de não ralar o queijo por cima do peixe ou da carne existe, "ah, é só tirar", diz e pensa a pessoa que não precisa passar por isso. Então, caro não-intolerante, te desafio a tirar todos os pedacinhos de queijo ralado de uma fatiazinha de carpaccio bem suculento! Depois conversamos... Ok?! Enquanto isso: não julgue o intolerante como fresco ou louco...

10 visualizações

ENTRE EM CONTATO

(31) 99733-2757

 

©2019 por Me deu na telha.